Sobre: dicas de escrita- os fundamentais.

13:40

(Google)
Oi pessoas! Então... hoje eu resolvi trazer algumas dicas, que eu mesma uso e que no meio dessa minha vontade de virar logo uma escritora, saí que nem doida procurando dicas na internet, e vou dar as dicas... que eu mais usei e que achei mais fáceis para  usar no meio dessa minha rotina .


P.S Foto de minha autoria.

Leia muito. Gente  acho que é uma das coisas que mais faço. Sim é clichê, é. Mas ajuda muito! Se você quer ser escritor, acho que o ideal é tentar desmontar as frases do livro e tentar entender a cabeça do próprio escritor sabe? Assim você consegue ver onde e como chegar aquela ação, como o autor trabalhou para que o personagem consegui-se realiazar aquilo.

P.S foto minha


Tenha uma rotina. Sim uma  rotina. Ela  irá te ajudar. Escreva todos os dias, em qualquer lugar, um verso, uma frase, um poema, conto... Não interessa. Escreva.Pode ser naquele lugar mais calmo da casa. Vendo TV e escrevendo ao mesmo tempo, na cafetaria ou sorveteria perto de sua casa...Mas pelo Amor de Deus escreva! Se for necessário tenha um diário, afinal é bom praticar diariamente.Ah outra coisa, você pode começar a observar também em que horário você está mais criativo e com vontade de fazer a escrita fluir.Isso ajuda também,meu horário para escrever geralmente é de manhã ou a noite. Mas de noite as vezes fico mais dispersa por conta da  televisão...
 

Bloqueio criativo? Sim eu tenho que enfrentar ele muitas vezes. Relaxe. Uma hora ou outra ele vai embora. Um conselho: enfrente a tela que está em branca no computador, ou aquele pedaço de papel que você rabiscou por que palavras não saiam. Se mesmo assim isso não funcionar tente escrever um paragrafo. Depois deixe o texto dormir. Saia, vá ler um pouco, tomar um ar fresco, apreciar a janela de sua casa, e a vista para a rua. Observe as pessoas ao seu redor e tente entender porque elas agem assim. Depois volte e veja o que escreveu.Se nem nada disso funcionar, escreva sobre o bloqueio criativo, ou sobre o  tédio. Ou simplesmente volte no outro dia.Afinal uma frase, paragrafo é melhor que nada.



Tente desenhar a história ou um personagem dela. As vezes os desenhos nos ajudam a pensar sobre o que escrever, Estava falando com meu pai um dia desses e ele falou: ''Já critiquei seus textos. Mas seus desenho não dão  muito para  criticas, O desenho é uma arte indireta, na qual você tem que imaginar o que não está explicado. Mas a escrita é uma arte direta.'' Ela não tem um meio termo. A escrita é aquilo ou não é. Esse é o ponto chave. As duas se complementam. Cabe você junta-las.

(Google)


Uma idéia de um texto, de uma história, pode  acontecer a qualquer momento. Lavando os pratos ou escutando seus pais brigarem  com você, escutando música.... Então sempre tenha papel e caneta a mão. Se saiu de casa para algum lugar  e não tem nenhum desses materiais a mão  use o bloco de notas do seu celular.






Bom acho que é isso. Quero que lembrem, que essas são simples dicas, nas quais eu li de alguns escritores, e que eu uso. Em breve outro post com mais dicas tá bom?







You Might Also Like

4 comentários

  1. Boa tarde Sara gostei muito deste teu momento,que cada frase que escrevas desperte em cada um de nos toda a delicadeza do teu lindo e nobre coraçao .Ficarei a espera cheio de ansiedade de um dia poder ler um livro da tua autoria ,muitas felicidades :),beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Rs, acho que em breve lerá algum... Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. A melhor dica, pra mim, é ter um papel e um lápis em todos os lugares!
    Outra é não parar de escrever porque os temas e os simbolismos usados são quase sempre os mesmos, como aconteceu comigo. Melhor ser repetitivo do que parar!

    ResponderExcluir
  4. Exatamente Samuel! É melhor nunca parar de escrver, do que ficar sem praticar!

    ResponderExcluir

Olá, o que achou? Comente, juro que respondo assim que possível. Se quiser pode me mandar um email também por:
sarasblog07@gmail.com

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images