CRÔNICA: Sua casa é seu reflexo

18:00


Estamos na sua casa. De repente um estranho entra e suja sua grama, então saí, sem dizer nada. Outro chega e até bate palmas. Mas joga ali no cantinho bem perto da flor - a sua preferida- uma panela com água quente e óleo de cozinha.  E você não faz nada, porque... bem, são desconhecidos, e você não tem o direito de lhe chamar a atenção, né? Mesmo que seja sua casa... Só vai acontecer uma vez.
Sempre temos essa ideia.

Pense na sua casa como um lugar comum a todos que vivem nela. Vocês cuidam dela, certo? E a sua casa fica exatamente a onde? Em uma rua, em um bairro, de uma cidade, de um estado, de um país, de um continente, de um planeta, de uma galáxia, pertencente a um universo...

Falar sobre o consumo consciente de água, da importância do saneamento básico é clichê demais. Nunca fui muito adepta a clichês. Mas a uma verdade que não podemos omitir, um clichê muitas vezes é real, verdadeiro.

Seu banho de quinze míseros minutos gasta aproximadamente 135 litros de água. Se esse tempo for de pelo menos cinco minutos  são utilizados apenas 45 litros.  A água quente caindo em suas costas e relaxante. O vapor quentinho lhe trás um conforto atípico em dias de inverno.

O saneamento básico em sua casa, um esgoto mais refinado, tratado, é direito de todos, aliás, o mesmo deveria funcionar adequadamente em todos os lugares do mundo, inclusive nos lugares mais precários.  Entre seus processos de tratamento estão o tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, até mesmo a limpeza das ruas e avenidas, o tratamento dos resíduos orgânicos por meio do do aterro. No Brasil, apenas 57%8 das residências são atendidas pela coleta de esgoto.

Sabemos que isso não depende só de você, depende do governo também. Voltamos a sua casa, agora, me responda como você realmente cuida dela? Você limpa quando suja? Você organiza quando está desorganizado? Evita danificar seus ambientes? Deixa a casa ser arejada? Quantas pessoas moram na sua casa? Todos cuidam dela? Um lugar calmo, limpo e passivo é agradável a todos.  Contudo todos devem se esforçar para manter isso em harmonia.

Como você cuida do universo? Você cuida dele como de sua casa?


* Texto baseado na campanha da fraternidade no Brasil ''Casa comum: Nossa responsabilidade.'' para um trabalho de escola.  Isto, é claro, publicado só depois da apresentação.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Linda reflexão Sara ,com certeza vive-se num mundo com duas realidades ,cuidar deste planeta é preciso e urgente ,todos temos a obrigação de fazer o nosso papel neste sociedade tantas vezes inerte a tudo que a rodeia ,pois o bem é de todos como o mal também o é ,mas tudo parte de nós mesmos das nossas obrigações e deveres ,das próprias escolhas que fazemos ,pois a casa é o espelho e o reflexo de nos mesmos ,beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sara! Gostei muito do blog e do jeitinho que você escreve! Parabens! Vou acompanhar :) Bjs, Giulieta. www.giulietaemcrise.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giulieta! Obrigada, acompanhe sempre. O blog anda meio desatualizado por diversos problemas com o tempo, mas já já ele volta com tudo!
      Beijos, Giu.

      Excluir

Olá, o que achou? Comente, juro que respondo assim que possível. Se quiser pode me mandar um email também por:
sarasblog07@gmail.com

Like us on Facebook

Flickr Images